30 de jan. de 2015

SUPER: Como reformar móveis antigos

Olá! Hoje começo um tipo de tutorial para o blog, mais descritivo e com menos fotos. Quando me mudei para Curitiba há 3 anos, a antiga dona deixou um guarda-roupa de 40 anos, com 6 portas em cima e embaixo aqui na casa, e nós reformamos. Resultado final:

Acompanhe o resto da longa postagem, conto todas as dicas e te dou inspirações!
Eu e meus pais, depois de reformar e mudar meu quarto de lugar, deixamos o guarda-roupas com apenas 4 portas embaixo, sem nada em cima.
O guarda-roupa era dividido em módulos de 3 em 3, então foi fácil de desmontar e montar uma parte novamente. O problema foi para separar uma porta só do outro módulo, deu muito trabalho e sujeira, mas deu muito certo. Como a parte separada tinha o forro compartilhado com a porta do lado, tivemos que desparafusar as fechaduras da porta para que o lado ficasse liso. Depois de montado, ficou certinho e nem parecia que eram módulos separados de guarda-roupa. Fizemos isso no mês de julho de 2014 durante as férias.
Agora, em férias novamente e no final de janeiro, eu e minha mãe decidimos que iriamos pintá-lo para dar uma repaginada. Foi bastante simples, para a parte interna do guarda-roupa usamos pinceis pequenos para fazer os detalhes e pintar os cantos, rolo pequeno e rolo médio para superfícies maiores e tinta epóxi branca. Como já tínhamos lixado e passado selador anteriormente, não foi necessário misturar com a tinta nem diluir. 
Se você também quiser passar a tinta epóxi nos seus móveis, recomendo que lixe com lixa própria para madeira e depois passe o selador. Passamos 3 demãos de tinta, deixando secar por 30 minutos entre cada uma, parece pouco, mas a tinta epóxi seca muito rápido, então evite também deixar a tinta pingar ou respingar em lugares que você não vai pintar imediatamente. Pinte com o pincel nos cantos e também ao redor de fechaduras para dar um melhor acabamento, e em seguida comece a passar as demãos com o rolo de espuma, assim a tinta não secará marcada com as cerdas dos pinceis.
Deixamos a última demão secando de um dia para outro, assim não teria como manchar as roupas ao colocar de volta, e então colocamos as gavetas e prateleiras novamente. Cuidado ao recolocar, pois pode estragar a tinta e descascar, a tinta epóxi é linda, mas frágil.
Para as portas, usamos verniz escuro (cor imbuia) e pintamos usando o rolo de espuma. Se não quiser manchar as fechaduras/maçanetas, você pode colocar fita durex ou isolante em cima e retirar depois de secar o verniz. Depois disso tudo, foi só parafusar as portas de novo no guarda-roupa e guardar as roupas. Resultado final:

Lista de materiais:
- Tinta epóxi
- Rolo de espuma (pequeno e médio)
- Pinceis
- Jornais (para não respingar no chão)
- Fita durex (para as fechaduras)
- Lixa de madeira
- Selador
- Verniz (incolor ou não)

Algumas inspirações:
Fonte: dasguimaraes
Fonte: sonhosdegarota.blogspot
Fonte: shophousepg
Fonte: shophousepg

Dicas:
- Para completar o ambiente, você pode fazer - Papel de Parede - e/ou colocar uma - Decoração Destacável -.
- Se tiver dúvidas sobre os materiais usados, visite nossa - página de materiais (clique) -.

Gostou? Fez? Tem dúvidas? Comente!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. acho perfeitos esses moveis antigos mas nunca acho algum do meu agrado nessas lojas de moveis usados e os atuais também não me agradam muito. Ficou muito lindo o seu e parece muito espaçosos.

    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só parece espaçoso mesmo, ou eu que tenho muita roupa kkk

      Excluir

Próxima página Página Anterior Home